segunda-feira, 26 de maio de 2014

A MISSÃO POPULAR EM S. LOURENÇO (II)



À luz do olhar e da pena de um Animador local


Decorreu aqui na nossa aldeia de S. Lourenço, no período de 27 de Abril a 11 de Maio de 2014, uma Missão Popular Vicentina, iniciativa do nosso Pároco, Reverendo Padre José Alves, muito bem acolhida pelas pessoas da aldeia. A Missão foi dirigida pelo senhor Padre Pereira, coadjuvado pela Irmã Glória Peixoto. Estiveram permanentemente na nossa terra durante o tempo em que decorreu a Missão. Aqui pernoitaram e tomaram as refeições, no tempo da Missão que teve a duração de duas semanas.
Embora a nossa aldeia seja pequena e de densidade populacional baixa, conseguiram-se formar 6 pequenas Comunidades que, no seu conjunto, totalizaram a participação de cerca de 70 pessoas.

Comunidades e grande Assembleia
Na 1ª semana, as pequenas Comunidades reuniram diariamente em casas particulares, gentilmente cedidas para o efeito e orientadas por animadores voluntários, tendo estas reuniões decorrido com total assiduidade, muito interesse e entusiasmo por todos quantos nelas tomaram parte. No último dia desta 1ª semana (Sábado) as pequenas Comunidades saíram dos locais de reunião, em procissão até à Igreja, empunhando cartazes e símbolos, e entoando cânticos alusivos ao nome de cada uma delas.
No Adro da Igreja, as pequenas Comunidades foram recebidas em clima de festa pelo nosso Pároco, pelo Padre Pereira e pela Irmã Glória. Entrando uma a uma na Igreja, aí formaram a Comunidade das pequenas Comunidades que celebrou Eucaristia presidida pelo Padre Pereira e concelebrada pelo nosso Pároco. Em momento próprio da Eucaristia, cada pequena Comunidade explicou qual o motivo da escolha do seu nome e fez referência ao modo como tinham decorrido as reuniões.



Via Lucis e Temas
No Domingo seguinte, cerca das 21 horas realizou-se a Via Lucis(Caminho da Luz) pelas ruas da aldeia, a qual terminou na Igreja. Tomaram parte muitas pessoas, ultrapassando mesmo o número das que formaram as pequenas Comunidades.
Depois, na segunda-feira, deu-se início à 2ª Semana da Missão, agora já na Igreja, cujas celebrações estiveram a cargo do Padre Pereira. De salientar que durante esta 2ª semana, em cada celebração Eucarística, fomos brindados com um tema diferente, todos eles muito bem explicados na homilia pelo Celebrante. Em todas estas celebrações participaram muitas pessoas, que não se cansavam de dar graças a Deus pelo que iam ouvindo.
No Domingo dia, 11, foi o encerramento da Missão, com a celebração da Eucaristia própria do dia, tendo no final sido feito o descerramento de uma Cruz dentro da Igreja que ali ficará a perpetuar a realização desta Missão.

Convívio e agradecimentos

De imediato, e para finalizar, toda a gente se dirigiu para o nosso Salão Paroquial, onde se realizou um convívio entre todos, partilhando um lauto almoço confeccionado pelas senhoras da aldeia., Aí reinou uma sã harmonia, boa disposição e muita alegria.
Não podemos deixar de agradecer ao Padre Pereira e à Glória, que excelentemente souberam conduzir esta Missão. Ficarão para sempre na memória das pessoas de S. Lourenço e serão sempre Bem-vindos à nossa terra, quer seja de visita, quer seja por afazeres da sua vida missionária.
Estão de parabéns, o nosso Pároco, os animadores, os donos das casas, os participantes na Missão e ainda todos aqueles que, de qualquer outro modo, trabalharam para que tudo isto viesse a obter um excelente sucesso.
                                                             Amável Eduardo Pinto Rebelo,

Animador de Comunidade – S. Lourenço

Sem comentários:

Enviar um comentário