quarta-feira, 28 de maio de 2014

Tempos da Missão e seus desafios


- Paróquias confiadas aos Milicianos de Cristo -

As paróquias de Santa Luzia e de S. Martinho das Amoreirasestão a viver o tempo forte da Missão Popular. O facto de serem duas paróquias e de S. Marinho das Amoreiras ter três comunidades com igreja própria e ritmo celebrativo, exige um desdobrar permanente de programas e faz com que a equipa missionária se envolva em trabalhos diferentes e complementares.


A visita da imagem de Nossa Senhora das Missões às várias comunidades tem proporcionado momentos muito intensos de oração e de interioridade. Permanecendo quatro dias em cada localidade, a Senhora, Estrela da Missão, ajuda a criar ambiente para as celebrações temáticas (Palavra, Igreja, Família), para momentos de encontro com doentes e crianças e abre caminho para o início e fortalecimento das Assembleias familiares.
Em Santa Luzia estão a funcionar duas, com nomes sugestivos: ‘Pedras Vivas’ e ‘Um só coração e uma só alma’. Em Amoreiras-Gare, iniciaram o estudo da Palavra, duas comunidades. A pouco e pouco, em momentos e ritmos diferentes, cada lugar faz a experiência das comunidades dos Actos dos Apóstolos.
A visita a cada casa, com tempo de oração e bênção, tem-se tornado um momento forte de encontro e de descoberta. As histórias de vida, as experiências de fé e os caminhos percorridos pelas pessoas são dignos de registo e de reflexão.
A passagem da Imagem peregrina tem criado um dinamismo de comunhão e de partilha. As pessoas não só se deslocam de um lado para o outro, como também rezam em comum, transmitem vivências e criam laços de amizade e de fé. Nota-se que cada igreja ou local de encontro é de todos e para todos. Embora não sendo um ‘milagre’ é algo que não acontecia há bem pouco tempo.
Há comunidades em pós-Missão (Colos e Relíquia), outras, estão em Missão (Santa Luzia e S. Martinho das Amoreias) e, desde o último fim-de-semana, Vale de Santigo e Bicos, encontram-se em pré-Missão. Estar em Missão, viver a Missão é desafio permanente.
Que o Espírito Santo toque o coração e a vida de todos os homens e mulheres destas seis paróquias para que se deixem modelar e impregnar pelos seus dons e frutos, construindo comunidades vivas, responsáveis e comprometidas, ao serviço de Deus e dos irmãos!


P. Agostinho Sousa, CDM/Beja

Sem comentários:

Enviar um comentário