quarta-feira, 7 de maio de 2014

SEMANA MISSIONÁRIA EM CERVA, LIMÕES E ALVADIA – RIBEIRA DE PENA



Os padres Fernando Soares, Albertino Gonçalves e o pároco, P. Joaquim, levaram a cabo a já habitual “Semana Missionária”, na Unidade Pastoral de Cerva, Limões e Alvadia, entre os dias 28 de Abril e 4 de Maio, cujos objetivos principais eram a realização de uma “Semana de Pregação e de Reconciliação nestas 3 Comunidades”.



Por sugestão do pároco, decidimos a nossa actividade atingisse as três comunidades. Assim, o P. Joaquim celebrou e pregou em Alvadia na segunda-feira, na quinta-feira e no Domingo; em Cerva, na quarta-feira e no sábado; em Limões, na terça-feira e na sexta-feira. Os padres Fernando e Albertino alternaram igualmente nas três paróquias. No Domingo, estivemos os três sacerdotes presentes nas três paróquias, tendo o P. Joaquim presidido, em Alvadia, o P. Fernando, em Cerva e o P. Albertino, em Limões.

O tema das pregações baseou-se na “Exortação Apostólica do Papa Francisco, “Evangelii Gaudium”. Todos os dias, de segunda a sexta-feira, visitámos os doentes das três paróquias, assim como administrámos o sacramento da Unção dos Doentes na Misericórdia de Cerva, para cerca de 50 idosos. Esta actividade foi certamente a que mais encheu o coração de cada um de nós.

Na sexta-feira à noite, apresentámos uma reflexão sobre os Decretos e Declarações do Vaticano II, no Centro Social de Cerva, para todas as paróquias do Concelho. Além da presença de cerca de 50 pessoas, estiveram presentes o Arcipreste, P. Carlos, pároco de Ribeira de Pena, os dois missionários e o pároco. Foi enriquecedor, embora tendo nós a consciência de que foi apenas um “aperitivo” à leitura da totalidade de cada um dos documentos.


No sábado, como já vem sendo hábito, fizemos um encontro de preparação para o Crisma para cerca de 20 crismandos, seguido da administração do sacramento da Reconciliação. Foi uma reflexão viva e bem participada por todos.

O Domingo de encerramento, com a missa paroquial e o Sermão de Festa, em honra do Sagrado Coração de Jesus, seguida de procissão do Santíssimo Sacramento, pelas ruas das três paróquias, foi o apogeu desta semana missionária.

A participação foi boa ao longo da semana e o pároco manifestou o seu contentamento pelo trabalho realizado e já convidou os padres vicentinos a repetirem-no no próximo ano pastoral.  


Sem comentários:

Enviar um comentário