segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Ano da Fé e Missão





Formação e transmissão da fé



Em Moura, no Centro Paroquial, no passado sábado, dia 12, com a presença de D. António Vitalino, alguns sacerdotes e religiosas e mais de duas dezenas de animadores de várias idades e proveniências, aconteceu o 6º Encontro de Formação para Animadores da Comunidade, promovido pelo Centro Diocesano Missionário. O tema “Ano da Fé e Missão”, teve por base de reflexão a Carta apostólica “Porta da Fé” e foi tratado pelo Vigário Geral, P. António Domingos Pereira.
À hora marcada, a Irmã Beatriz, carmelita missionária, fez um tempo de oração-meditação, que levou à interiorização e ao encontro com Deus. Este “encontro com Deus” serviu de mote para toda a reflexão do dia, quer na exposição, quer no trabalho de grupos e plenário.
Passo a passo, o conferente fez uma viagem por todo o documento, começando por apontar as razões que levaram ao anúncio de um Ano da Fé, os documentos que o motivaram e a caminhada proposta aos crentes para a vivência deste tempo de graça. Redescobrir o caminho da fé, voltar à Fonte da Água viva, a unidade entre o acto da fé e os seus conteúdos, as características fundamentais da catequese dos Apóstolos, para novos tempos, novas formas de anúncio, foram pontos basilares na partilha feita pelo P. Domingos.
O trabalho dos 4 grupos, com questões pertinentes, tais como “a crise de fé no meio em vive como se manifesta?”, “de que características se deve revestir o anúncio, a catequese do animador missionário’”, “O que muda em quem tem fé?”, levaram a assembleia a reflectir e a descobrir caminhos para a vivência da fé a nível pessoal e comunitário, numa identidade permanente com Cristo.
O encontro terminou com a palavra do Bispo e a oração vésperas do Baptismo do Senhor. Foi lembrado que o 7º Encontro de Formação para Animadores, e aberto a todos, será em Mértola (EB1), em 9 de Fevereiro, com o tema: “Nova Evangelização e Missão hoje”. Este tema, que terá como suporte as conclusões do Sínodo sobre a “Nova Evangelização para a transmissão da Fé” será apresentado pelo P. Tony Neves, provincial dos Espiritanos.

P. Agostinho Sousa, CDM/Beja

Sem comentários:

Enviar um comentário