terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Nova Evangelização e Missão hoje




O 7º Encontro de Formação para animadores da comunidade e outros agentes de pastoral paroquial, acontecerá na Vila de Mértola (EB1 de Mértola - Escola Primária que fica no Rossio do Carmo, na zona do Tribunal), no sábado, dia 9 de Fevereiro, das 10h30 às 16h00. “Nova Evangelização e Missão, hoje” será o tema apresentado pelo provincial dos Padres Espiritanos, P. Tony Neves. A sua experiência missionária e as conclusões do último Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização para a transmissão da Fé estarão na base da reflexão e dinâmicas que preencherão este dia de encontro, de estudo e de linhas de força para a dinamização missionária da diocese e das suas comunidades.
É promovido pelo Centro Diocesano Missionário, pelas paróquias de Mértola e pelo Arciprestado de Almodôvar. Destina-se aos Animadores e Responsáveis da Missão Popular que aconteceu ou vai acontecer nos 6 Arciprestados da Diocese de Beja, os Animadores da Comunidade (catequistas, leitores, responsáveis de grupos e movimentos, e a todos aqueles que se sentem missionários e disponíveis para a Missão.
A 13ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, realizada no Vaticanode 7 a 28 de Outubro último, onde estiveram presentes D. Manuel Clemente, Bispo do Porto e D. António Couro, Bispo de Lamego, apresentou ao Povo de Deus, uma mensagem final, com catorze pontos, todos eles muito importantes e que, em tempo de Sínodo diocesano, ajudarão a compreender melhor este tempo forte na vida da Diocese, neste momento cheio de dificuldades e de horizontes sombrios mas também rico de desafios e de esperanças.

“A Fonte da aldeia”
Nesta mensagem, quando se fala da comunidade eclesial e muitos agentes de evangelização, poderemos descobrir que É o trabalho das comunidades eclesiais como tal, onde se tem acesso a todos os meios para encontrar Jesus: a Palavra, os sacramentos, a comunhão fraterna, serviço da caridade, da missão. Nesta perspectiva, o papel da paróquia surge acima de tudo como a presença da Igreja, onde homens e mulheres vivem “a fonte da aldeia”, como João XXIII gostava de chamá-lo, a partir do qual todos podem beber, encontrando nela o frescor da o Evangelho. Ela não pode ser abandonada, mesmo que as mudanças podem exigir que seja feita de pequenas comunidades cristãs ou para criar vínculos de colaboração dentro de contextos maiores pastorais. Exortamos nossas paróquias para se juntar às novas formas de missão exigidas pela nova evangelização para o cuidado pastoral tradicional do povo de Deus.” (nº 8)
No mesmo número, os Bispos agradecem ao inúmero grupo de agentes de pastoral, mas desafia a uma corresponsabilidade e comunhão que se descobre com a formação e disponibilidade interior para se ser enviado, e uma vez enviado, ser testemunha credível: “Ao lado dos sacerdotes, a presença de diáconos é de ser mantida, assim como a acção pastoral dos catequistas e de muitos outros ministros e animadores nos campos da proclamação, da catequese, da vida litúrgica, e do serviço de caridade. Devem ser promovidas também as diversas formas de participação e corresponsabilidade dos fiéis. Nós não podemos agradecer o suficiente aos homens e mulheres leigos, pela sua dedicação nos diversos serviços nas suas comunidades. Pedimos a todos eles, também, para colocar a sua presença e seu serviço na Igreja, na perspectiva da nova evangelização, tendo o cuidado na sua formação humana e cristã, na sua compreensão da fé e na sua sensibilidade a fenómenos culturais contemporâneos. Testemunhar o Evangelho não é privilégio de um ou de poucos. Nós reconhecemos com alegria a presença de muitos homens e mulheres que com as suas vidas se tornam um sinal do Evangelho no meio do mundo”.

OMP e Formação
As Obras Missionárias Pontifícias (OMP) promovem no dia 11 de Fevereiro, em Fátima, na casa de Nossa Senhora das Dores, mais uma reunião com todos os Directores diocesanos das Missões para uma avaliação da Jornada Missionária Nacional (Setembro), da dinamização do Dia Mundial das Missões (Outubro) e do Dia da Infância Missionária (Janeiro). Além da avaliação, haverá tempo para perspectivar acções futuras, entre as quais a possibilidade de uma Peregrinação da Missão, onde todos os institutos missionários e grupos associados, dioceses e paróquias, movimentos e voluntários possam participar.
No dia seguinte, da parte da manhã, no mesmo local e a começar às 09h00 haverá um Encontro de Formação para os directores e para leigos e religiosos/as que, nas dioceses ou nas paróquias dedicam o seu tempo e trabalho à Missão. “A Igreja local e a missão ad gentes” abre este tempo de reflexão e será apresenta D. António Couto, presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização. O segundo tema “O papel dos directores diocesanos na animação missionária da diocese e como formar um grupo missionário na diocese e na paróquia” será trabalhado pelo P. Anastásio Gil, Director nacional das Missões, em Espanha. Será celebrada Eucaristia às 12h00 à qual se seguirá o almoço.
Este encontro vem na sequência do que é dito na Carta dos nossos Bispos “Para um rosto missionário da Igreja em Portugal – Como Eu fiz, fazei vós também”: “Para se dar à animação e cooperação missionária o lugar a que têm direito, torna-se necessário fazer surgir também na Igreja portuguesa Centros Missionários Diocesanos (CMD) e Grupos Missionários Paroquiais (GMP), laboratórios missionários, células paroquiais de evangelização, que, em consonância com as OMP e os Centros de animação missionária dos Institutos Missionários, possam fazer com que a missão universal ganhe corpo em todos os âmbitos da pastoral e da vida cristã”. (nº 20)
Neste encontro podem participar os membros dos secretariados das Missões e outras pessoas que, nas paróquias ou movimentos, se dedicam à Missão. Além do Centro Diocesano Missionário, na nossa diocese, há algumas paróquias que já estão a trabalhar na dinamização missionária, como por exemplo, S. Teotónio, Mértola, Santiago do Cacém.
Alguém que queira e possa ir até Fátima e participar neste encontro deverá comunicar para a residência paroquial de Santiago do Cacém (269 822 484). A formação, a todos os níveis é essencial e, no campo da Missão, há muito caminho a percorrer. Por isso, este encontro a nível nacional ou os encontros diocesanos são propostas concretas que devem merecer a nossa atenção e adesão para darmos à Igreja um rosto missionário.
P. Agostinho Sousa/CDMBeja

Sem comentários:

Enviar um comentário