domingo, 20 de janeiro de 2013

P. João Sevivas deixou a sua missão entre nós e partiu para a casa do Pai!



O Pe. João dos Reis Sevivas, nasceu em Bustelo, Chaves, a 17 de Junho de 1936. O mais velho dos dez filhos que o Senhor da Vida concedeu a Francisco Sevivas e Maria Rosa dos Reis. Completada a instrução primária (1º ciclo) ingressou, em 1947, no Seminário de São José (Felgueiras), para fazer o 2º e 3º ciclo. Em 1954 foi para o Seminário de Sta. Teresinha, Pombeiro (FLG), onde completou toda a formação filosófica e teológica, concluída em 1961. Entre 1952-1954 frequentou o Seminário Interno (Noviciado), em Limpias (Espanha) e Pombeiro, onde viria a emitir votos perpétuos a 27 de Setembro de 1957. Em Pombeiro, ainda, recebeu as ordens menores e foi ordenado sacerdote a 23 de Julho de 1961.
Ao longo destes mais de 50 anos de sacerdócio exerceu vários serviços missionários na Igreja em Portugal e na PPCM: Professor, Director e Responsável da formação inicial, bem como, Director do Seminário Interno (Noviciado); Superior e Ecónomo, bem como, em dois períodos, Conselheiro Provincial; pároco em Pombeiro, Almodôvar, S. Tomás de Aquino (Lisboa) e Salvaterra de Magos, onde esteve até ao verão de 2011. Por motivos de doença, em Setembro desse ano veio para a Comunidade do Amial (Porto), onde colaborou, quanto a saúde lhe permitiu, nos vários ministérios da comunidade.
Nos últimos meses esteve na Maia, em casa da família, onde foi tratado e estimado, por todos, com um carinho inigualável e onde veio a falecer a 18 de Janeiro 2013. O seu carácter firme (como ele gostava de dizer, com orgulho: “transmontano”), a profunda sensibilidade poética e aceitação humana para com todos, foi verdadeiramente notada e notável. Continuará, por isso, a ser um “mestre” para quantos o estimam.
(Do livrinho do ofício da missa exequial do Padre Sevivas)

Sem comentários:

Enviar um comentário