sábado, 26 de janeiro de 2013

Encontro da CEVIM – Transmissão da Fé (3)



Encontro de família ao encontro da cultura

Piacenza não seria uma cidade muito importante e com história se não tivesse o Colégio Alberoni. Além de ser um edifício monumental, sóbrio e antigo, é um centro de cultura e de história. Aqui funciona o Seminário Maior da diocese e da Província de Turim; outros seminaristas de outras nações fazem o seu caminho teológico nesta casa. Não é um Seminário vicentino mas, desde o seu início, foi entregue pelo seu fundador Cardeal Alberoni aos Padres da Missão para assumirem a orientação desta casa. É o que continuam a fazer, procurando manter a matriz e identidade deixadas pelo Cardeal, mas não esquecendo a marca vicentina.

O encontro de pessoas, nos longos corredores e no enorme refeitório, ajudava a entender a diversidade de pessoas, de línguas e de experiências. Havia troca de informação a nível pessoal, de trabalho e de objectivos. Mesmo diferentes, todos se entendiam e faziam esforço por se compreender mutuamente. Ganha-se sempre quando se partilha e nos abrimos a novos horizontes e a outros ambientes.
No tocante à cultura este encontro também foi muito rico. Numa só casa, pudemos ter lições de arte e de história. Além da muita e preciosa documentação contida na pasta de cada participante, foram-nos proporcionadas várias visitas guiadas: ao Museu das Ciências (Centro Astronómico e Meteorológico, secções de geologia e zoologia), à Sala dos Tapetes (grandes e diversas tapeçarias, com motivos muito diversificados), à Galeria Alberoni (com imagens lindíssimas), ao apartamento do Cardeal (com centenas de pinturas, sendo a mais rica e célebre a do “Ecce Homo”), à Biblioteca (com milhares e milhares de volumes das mais diferentes áreas do saber), não faltando um concerto com a pianista Sabrina Lanzi, interpretando os melhores compositores. Para culminar, na manhã do dia de regresso, fomos brindados com a visita à magnífica catedral de Milão: uma lição de arte, um hino de louvor, um tesouro a guardar.
Este Encontro da CEVIM foi uma bela experiência de oração, de reflexão, de partilha, de cultura. Não faltaram momentos de convívio e motivos de conversa. Até a neve, branca e fria, que se fez convidada e se mostrou nestes dias, ajudou a criar ambiente sereno e simples, onde todos nos sentimos uma família.

P. Agostinho Sousa, CM


Sem comentários:

Enviar um comentário