quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Anúncio da Missão Popular, em Marinhais




No plano pastoral das paróquias da zona Pastoral de Salvaterra de Magos consta a realização de Missões Populares em todas as Paróquias. Já aconteceu em Foros de Salvaterra, brevemente começa no Granho e na Glória do Ribatejo e agora foi a vez de Marinhais acolher o anúncio da Missão.

No domingo do Baptismo do Senhor, na Eucaristia presidida pelo P. João Maria e concelebrada pelo P. Agostinho, foi anunciado que, de 29 de Setembro a 13 de Outubro, a Vila de Marinhais estará em tempo de Missão. O Ano da Fé, o início de um novo ano pastoral, com a Festa do padroeiro, S. Miguel e dentro do mês Missionário e do Rosário, a data escolhida vem ajudar a que, com uma dinâmica missionária e uma forte aposta nas comunidades familiares, se vá ao encontro das pessoas, se procure criar grupos de reflexão, oração e caridade.

Da parte da tarde, um grupo simbólico de 12 pessoas, participou na primeira reunião onde, a partir do texto dos Actos dos Apóstolos, sobre as primeiras comunidades, se expôs o que é a Missão Popular, os tempos da Missão, os Agentes da Missão e o caminho a fazer na pré-Missão.



Marinhais é uma freguesia portuguesa do concelho de Salvaterra de Magos, com 38,74 km² de área e 6 336 habitantes (2011). Foi elevada ao estatuto de vila em 9 de Julho 1985. A densidade populacional da freguesia é 163,6 hab/km².Esta localidade foi denominada durante séculos como "Foros de Muge", dado que todos os terrenos pertenciam à Freguesia de Muge, sob a forma de baldios.

É difícil traçar uma evolução histórica sobre Marinhais, pois os seus primeiros habitantes não eram das redondezas, mas originários de norte do país, nomeadamente da zona de Pombal e Cantanhede. Eles vinham trabalhar para as grandes Casas Agrícolas da região, acabando por se fixar. O próprio povoamento ainda hoje demonstra uma ocupação recente, sendo todo ele delineado junto à estrada principal.

Dos principais marcos históricos, destaca-se o ano de 1875, como a data provável de construção da Capela de S. Miguel Arcanjo. A inauguração da Estação da Caminho de Ferro, em 1902 foi outro notável acontecimento, estando o próprio Rei D. Carlos presente. De todos os acontecimentos aquele que mais marcou a ascensão de Marinhais foi a criação da Freguesia em 1927.

A partir deste data, Marinhais não cessou de crescer. Hoje em dia é considerada a freguesia com o maior número de população do concelho de Salvaterra de Magos.

Marinhais tem dois locais de culto: a capela de S. Miguel, Arcanjo (construída em 1875?) situado no centro da Vila e que foi reconstruída nos finais dos anos noventa e a Igreja paroquial, de construção recente (1974) e com arquitectura rectilínea e bastante diferente da estrutura das igrejas da zona, tendo poucos sinais exteriores que ajudem a perceber que se está perante um lugar de culto.

P. Agostinho Sousa, CM

Sem comentários:

Enviar um comentário