quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Encontro de animação e formação missionária, em Ávila



* Participação de missionários de Portugal *

Neste fim-de-semana, de 31 de Janeiro a 2 de Fevereiro, realiza-se na Casa de Espiritualidade “La Milagrosa”, em Ávila, o 2º Encontro de Animação e Formação Missionária, promovido pela Equipa Missionária Vicentina de Evangelização. Destina-se aos membros dos vários Ramos da Família Vicentina e agentes da animação pastoral, de modo particular, para aqueles que têm participado na acção “Páscoa Rural”.

Objectivos
Os objectivos que norteiam este Encontro são: A partir do nosso carisma e diante dos desafios da Evangelização todos devem estar comprometidos na meta comum e são chamados a dar uma resposta renovada para a realidade do mundo de hoje; Avançar caminhos para uma missão aberta e partilhada com a Família vicentina; Criar espaço de reflexão para ajudar a aprofundar a descoberta da Páscoa como um espaço (tempo) privilegiado para um despertar para o Deus presente na nossa história.


Temática
Além da hospedagem, saudações, apresentação dos participantes e dos objectivos do Encontro, no primeiro dia, os temas são os seguintes: “Páscoa: Encontro com o Deus da Vida” (P. Luis Miguel Rojo Septién, CM); “Celebrar a Páscoa - perspectiva litúrgica” (P. Luis Miguel Rojo Septién, CM), e “Anunciar Jesus que morreu e ressuscitou” (powerpoint de uma Páscoa rural). À noite há um painel de experiências.
No segundo dia, o tema é muito específico: “As prisões e escolas como para e de evangelização”. De seguida, haverá um tempo para informação (relatório de actividades, calendário, projectos e envio). Em ambos os dias há Eucaristia, tempo de oração, de partilha e troca de experiências.

Equipa Missionária Vicentina de Evangelização - EMVE
A partir das reuniões da Comissão das Missões (Fátima, a 10 de Dezembro e, em Santa Quitéria, a 26 do mesmo mês), foi decidido que se reatasse a partilha de experiências e a permuta de materiais com as províncias de Espanha, trabalho que em tempos se fez e tido, na época, como salutar, pois fazia crescer e ajudava a ter perspectivas diferentes. Contactado o responsável deste sector, P. José Luís Castillo, da Província de Madrid e coordenador do EMVE (Equipa Missionária Vicentina de Evangelização), logo ele se fez presente, lançando-nos um desafio concreto.

Troca de experiências e de permuta de material
Eis o que ele nos disse: “Não sabes a tremenda alegria que me deu receber o teu correio. Creio que é necessário que se retomem aqueles caminhos de proximidade e de comunhão que foram empreendidos há alguns anos atrás. Neste momento, tenho dificuldade em enviar-te alguns materiais que estejam em suporte informático, porque a maior parte já são antigos e também já pensamos em actualizá-los. Envio-te um tríptico informativo do nosso próximo Encontro do EMVE. Se tu ou alguém da vossa equipa ou da Família Vicentina (leigo, confrade ou Filha da Caridade) e esteja disponível, podereis participar. Ficamos felizes por vos acolher! (…) No fim ou durante o Encontro, podemos conseguir algum tempo para troca de experiências, para permuta de material e para o mais que houver necessidade de fazer!”
Participação portuguesa
Depois de vários contactos com o P. Álvaro, Visitador, e na impossibilidade de ele participar (está em Nápoles – Seminário Interno) e porque eu, como coordenador deste sector na Província Portuguesa, neste momento, não estou disponível (estou em Missão em Porto Covo), pediu-se ao P. Fernando Soares, Assistente da Província e à Célia Rodrigues, missionária de Orgens-Viseu, que participassem neste Encontro.
Esperamos que seja um bom encontro! Como diz o P. José Luís “os novos tempos exigem novos caminhos nos quais todos nos devemos encontrar!”

P. Agostinho Sousa, CM

O Cartaz do encontro - AQUI



Sem comentários:

Enviar um comentário