quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Missão Popular em Salvaterra de Magos


De 8 a 22 de Março do próximo ano, a vila de Salvaterra de Magos viverá um tempo forte de Missão. Confiada aos cuidados pastorais dos Padres da Missão desde 1982, foi nos primeiros anos da década de noventa que a paróquia de S. Paulo, Apóstolo, experimentou esta acção missionária que deu o mote para que as outras terras do concelho de Salvaterra de Magos também se abrissem à Missão.
Desta vez, verifica-se uma caminhada com o sentido inverso: depois de todas as paróquias já terem vivido recentemente a Missão Popular, para fechar o ciclo, esta experiência vai acontecer na paróquia-sede. Os apelos do Papa Francisco e a Carta pastoral do Bispo diocesano, D. Manuel Pelino, intitulada “A alegria do Evangelho rejuvenesce a Igreja” ajudaram a amadurecer a ideia da Missão e a calendarizar a mesma, dentro de uma caminhada quaresmal, tendo como horizonte a Cruz Redentora de Cristo.

Anúncio e primeiros encontros
O anúncio solene da Missão foi feito no dia da Festa da Exaltação da Santa Cruz, o segundo domingo do mês de Setembro. Nas Eucaristias dominicais, foi feito o convite a toda comunidade celebrante para que abrace o projecto da Missão, reze pelos bons frutos da mesma, se empenhe de forma particular e em grupo na preparação interior e exterior desta acção extraordinária. Pediu-se a todos que levem a notícia às famílias, aos vizinhos, aos conhecidos e que transmitam a todos que “a alegria do evangelho é a nossa missão”.



Na parte da tarde, na casa da Sagrada Família (Creche Velha), com a presença do pároco, P. José Carlos e do P. Agostinho, coordenador da Equipa vicentina das Missões, houve um encontro aberto a todos. Não foram muitos os que se disponibilizaram a participar nesta reunião onde, por imagem e diálogo, foram apresentados os tempos da Missão, os caminhos e acções a concretizar, as pessoas a envolver, os passos a dar.
Entretanto, já aconteceu novo encontro, estando marcado um outro para 26 de Novembro. Agora, com mais alguns participantes, sobretudo, responsáveis de grupos e movimentos, fez-se o ponto da situação, propuseram-se iniciativas e tempos de execução das mesmas, sugerindo-se que fossem aproveitadas as mensagens a propósito de datas festivas (novena da Imaculada Conceição, Natal e outras) para divulgação e convite.
Além da eventual criação de um espaço na internet, foi proposto que a gente mais nova, de modo particular, o Agrupamento 68/CNE, os alunos de EMRC, a catequese (crianças, catequista e famílias), o Centro Paroquial e também as Oficinas de Oração tivessem um envolvimento maior nesta fase de anúncio e de pré-missão.
Entretanto, foram distribuídos materiais de apoio e de reflexão para que, tão breve quanto possível, se encontre a Equipa coordenadora/dinamizadora da Missão.

Carta pastoral do Bispo e Missão
Na reflexão feita nos dois encontros esteve bem presente a Carta do Bispo de Santarém onde, a certo ponto se pode ler: “Todos temos uma missão, Deus precisa de cada um de nós para realizar o Seu desígnio de salvação. Nesta perspectiva, como afirma o Papa Francisco, “a Igreja em saída é a comunidade dos discípulos que primeireiam, (tomam a iniciativa), que se envolvem, que acompanham, que frutificam, que festejam” (EG 24). Estes quatro verbos – envolver-se; acompanhar; frutificar, celebrar, precedidos de um movimento – tomar a iniciativa – orientam a missão do discípulo. Todos somos discípulos, todos caminhamos e progredimos, todos tomamos iniciativas para enfrentar os desafios, despertar do torpor, sensibilizar para a fé; envolver-se, vencer a indiferença, sentir-se interpelado pela situação dos outros; acompanhar, aproximar-se e cuidar dos outros, agir em rede, trabalhar em equipa, reconhecendo, acolhendo e dando espaço aos dons diferentes do Espírito Santo; frutificar esforçando-se por traduzir a Palavra e o culto na vida quotidiana dando frutos segundo o Espírito Santo (amor, alegria, paz e paciência…); celebrar, descobrir as bênçãos e dons com que Deus enriquece a nossa vida e a igreja e, pela liturgia, dar-lhe graças entregando-nos nas suas mãos e confiando na sua providência. “A Igreja evangeliza e se evangeliza com a beleza da liturgia que é também celebração da actividade evangelizadora e fonte de um renovado impulso para se dar” (EG 24) ” (Nota pastoral).
São estes os desafios da Igreja universal, da Igreja diocesana, de cada paróquia, de cada baptizado. Também na paróquia de S. Paulo, Apóstolo, e na senda do grande missionário de todos os tempos, foi lançado o desafio: “Salvaterra de Magos, vila e paróquia, estás convocada para a Missão!”.

P. Agostinho Sousa, CM


Sem comentários:

Enviar um comentário