segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Granho e Glória do Ribatejo: Ano da Fé, ano de Missão




A equipa sacerdotal vicentina da zona pastoral de Salvaterra de Magos programou uma Missão Popular para todas as paróquias. Começou em Março último, em Foros de Salvaterra, fazendo coincidir este tempo forte de evangelização com o 50º aniversário da sagração da igreja paroquial. Seguem-se as paróquias do Granho – 20 de Janeiro a 3 de Fevereiro - e a Glória do Ribatejo – 17 de Fevereiro a 3 de Março. Posteriormente serão as paróquias de Marinhais e de Muge.




Dezoito anos depois

A povoação do Granho viveu a Missão popular há 18 anos quando foi elevada a paróquia. Depois de uma caminhada feita, com altos e baixos, de novo, vai viver um momento de revitalização da comunidade, neste Ano da Fé.

O anúncio da Missão Popular aconteceu a 8 de Julho, na Eucaristia dominical, à qual se seguiu a reunião com a comunidade presente e com o pároco, P. António Teixeira. Embora ainda na memória de muitos este acontecimento marcante da vida da aldeia, foi salientado que a Missão não será um recordar da primeira, mas o ir mais longe, criando desafios mais elevados, solidificando as bases da vivência da fé da comunidade.

Apontaram-se métodos a usar e as metas a atingir, procurou-se encontrar os animadores e as casas para as assembleias familiares, definiram-se estratégias e tempos para a vivência da pré-missão. A segunda de seis reuniões foi marcada para o dia nove de Setembro, a coincidir com o anúncio da Missão na vizinha paróquia da Glória do Ribatejo.




“A grande comunidade”

Também a Glória do Ribatejo viveu a experiência da Missão. Foi em Fevereiro de 1992. Foram tantas as comunidades e tanta a participação que houve necessidade de fazer a celebração das comunidades, no adro da igreja, pois a multidão não cabia no templo.

Agora, a 9 de Setembro, foi dado o primeiro passo para uma nova experiência de Missão. Na Eucaristia, sob o olhar de Nossa Senhora da Glória, foi feito o anúncio. Com o tema “Abrir a porta da vida, abrir o coração ao amor” foi dado o mote para a reunião da tarde, participada por mais de quarenta pessoas. O pároco, P. João Maria, desde há bastante tempo, tem convocado a comunidade para a Missão. Os delegados e representantes dos grupos e movimentos, com a sua presença e disponibilidade, assumiram o desafio e comprometeram-se na preparação cuidada do tempo da Missão.

Marcaram-se os “trabalhos de casa”, a calendarização das reuniões e todos receberam documentação alusiva aos métodos e conteúdos da Missão. Vincou-se ainda a necessidade e a importância da oração intensa quer a nível pessoal, quer a nível da comunidade.

No Ano da Fé e em ano de Missão, mais duas comunidades paroquiais apostam no encontro mais comprometido e forte com o Senhor. Com esta aposta e entrega nasce a certeza de que Ele é “âncora, caminho, amor, salvação. Com a âncora, paramos em Cristo. Ele está no nosso coração” (*).



(*) – Frase escrita num dos cartazes da Missão, na Glória, em 1992



P. Agostinho Sousa

10SET2012

Sem comentários:

Enviar um comentário