domingo, 30 de setembro de 2012

Outubro Missionário




Com os desafios da vivência do Ano da Fé e da abertura do 1º Sínodo Diocesano, entramos no mês de Outubro, também chamado Mês Missionário, não só porque este abre com a memória da padroeira das Missões, Santa Teresinha do Menino Jesus ou se vive o Dia Mundial das Missões (21 de Outubro), mas também porque se recomeça um novo Ano Pastoral, cheio de propostas e horizontes, para uma vivência comunitária e fraterna de todos aqueles que se deixam tocar pelo amor de Deus e o querem testemunhar na vida de cada dia. O apelo cada vez maior da descoberta das razões da nossa fé e esperança, leva a Igreja a tornar-se, cada vez mais, missionária e a fazer de cada um dos seus membros testemunhas fiéis de Jesus Cristo. Não faltam iniciativas a nível universal ou das igrejas locais. Encontros, jornadas, colóquios, vigílias de oração, ofertórios diversos, acções de voluntariado, temas e material. Tudo contribui para fazer nascer e alimentar este espírito missionário, levando-nos a uma abertura total aos outros ao jeito do Senhor ressuscitado. Desde há 50 anos, com o Concílio Vaticano II, e com o documento “Ad Gentes”, que esta matriz fundamental da Igreja se tornou mais visível e mais apaixonante. Também a nossa Diocese, faz uma aposta concreta na animação missionária. Não faltam acções calendarizadas, tempos de formação agendados, missões populares a serem preparadas. Tudo concorre para manter viva e acesa a chama da fé. Entre estes momentos que fazem parte do Plano Pastoral Diocesano sobressaem, já a começar no dia 28 de Setembro, as vigílias de oração missionária, em cada arciprestado. Todavia, quer no mês de Outubro, quer durante o tempo das Missões Populares, quer em qualquer outra ocasião, todos, desde as crianças aos jovens, das famílias aos grupos, dos velhinhos e doentes aos consagrados, todos somos chamados a rezar, comunitária ou individualmente, pela Igreja, pela sua missão.

Corrente missionária de oração 

Este ano vamos procurar dar dinamismo missionário à corrente de oração. Dentro das preocupações da Igreja universal pela nova evangelização e do programa pastoral virado para a missão, vamos tentar fazer uma corrente de oração que seja um movimento de missão. De facto, num ambiente descristianizado e indiferente não basta avisar o momento de oração e abrir as portas do templo para que as pessoas venham rezar. É necessário ir ao encontro dos que não vêm, dos que esqueceram a oração, dos que pela distância ou pela idade não podem aparecer. Vamos, portanto, tentar levar também a boa nova e a oração ao domicílio. Vivemos num ambiente de indiferença religiosa. Deus parece ausente do quotidiano. Onde mora? Sem Deus no horizonte, as pessoas perdem o sentido do infinito e da transcendência. Sem Deus, andamos às escuras e corremos o risco de caminhar para o abismo. Sem fé não há fonte para a esperança nem força para a caridade. Vive-se para o imediato, para o rentável a curto prazo, para o gozo individual. Ou seja, como observa frequentemente Bento XVI, o cerne da crise que nos afecta é a ausência de Deus, é a falta de fé. Sem fé em Deus a pessoa torna-se arrogante, orgulhosa, convencida de que sabe tudo. Nós que formamos a Igreja, temos responsabilidade por esta situação. Onde é que brilha a luz que guia os povos para Deus como a estrela guiou os magos para onde estava Jesus? Estará a Igreja também em crise? “Sê vigilante e fortifica aquilo que está a morrer” diz o Espírito à Igreja de Sardes (Apocalipse) e a nós hoje. Realmente o que está a morrer no coração de muita gente é a fé, a esperança e o amor. No discurso de Natal que fez à Cúria Romana, Bento XVI afirmou que “o cerne da crise da Igreja na Europa é a crise de fé. Se não encontrarmos uma resposta para esta crise, ou seja, se a fé não ganhar de novo vitalidade, tornando-se uma convicção profunda e uma força real graças ao encontro com Jesus Cristo, permanecerão ineficazes todas as outras reformas”. Esta situação convida-nos a dar dinamismo missionário à nossa actividade pastoral e, portanto, também à corrente de oração. Encomendemos a Deus, a Nossa Senhora de Fátima e a S. José, nosso Padroeiro, este projecto para que a corrente de oração desperte os que andam adormecidos na fé, congregue os fiéis em grupos e na comunidade, fortaleça a comunhão eclesial e dê vida e alegria à oração. 

 Vigílias Missionárias, nos Arciprestados 
Durante seis fins-de-semana, começando já na próxima sexta-feira, em Odemira, e terminando a 3 de Novembro, em Santo André, para além do que as paróquias possam fazer, propomo-nos, como comunidade de comunidades, que é cada Arciprestado, reunir-nos em vigília de oração para, desta forma, vivermos o mês do Outubro Missionário. As diversas vigílias estão calendarizadas deste modo: - 28 de Setembro (sexta-feira), no Arciprestado de Odemira, na Igreja Matriz de Odemira, às 21h00, tendo presente o Ano da Fé, o Sínodo Diocesano e a Missão Popular, em Odemira e em Boavista dos Pinheiros, cujo Anúncio vai ser feito no domingo, dia 30 de Setembro; - 06 de Outubro (sábado), no Arciprestado de Moura, na paróquia de Vila Verde de Ficalho, às 21h00, incluída na consagração desta Paróquia ao Imaculado Coração de Maria; - 13 de Outubro (sábado), no Arciprestado de Cuba, na Igreja de Cuba, ás 21h00; - 20 de Outubro (sábado), no Arciprestado de Beja, na Sé Catedral, às 21h00, véspera do Dia Mundial das Missões, e presidida pelo senhor Bispo; - 27 de Outubro (sábado), no Arciprestado de Almodôvar, na Igreja de Aljustrel, às 21h00, na véspera do Dia Diocesano Missionário - 03 de Novembro (sábado), no Arciprestado Santiago Cacém, na Igreja de Santo André, às 21h00, no início da Missão Popular, nesta cidade. Todas as paróquias e comunidades devem organizar-se para que, nos grupos, nas catequeses, nos encontros se reze pelas missões. Quanto possível, uma representação de cada uma delas, deverá participar nestes encontros arciprestais de oração. Eles serão fonte e semente de comunhão e, rezar pela Missão, é tarefa de todos e é uma das formas de ser missionário e de assumir a nossa identidade e matriz. 

P. Agostinho Sousa CDM/Beja

Sem comentários:

Enviar um comentário