domingo, 29 de dezembro de 2013

VISEU: VISITAS PASTORAIS


A diocese de Viseu está em Sínodo e o lema deste Ano Pastoral é:“É Domingo. Juntos na FÉsta!” O bispo diocesano, D. Ilídio Leandro está a fazer a Visita Pastoral aos vários Arciprestados.
Para preparar este momento forte e significativo na vida das paróquias, o P. Miguel Abreu contactou a Comunidade Vicentina de Viseu e pediu aos padres da Congregação da Missão que assumissem este trabalho de evangelização. O pedido feito tinha em mente uma missão renovada, sem as pregações tradicionais, mas com reuniões para casais e para jovens, com visita a doentes e preparação para o Sacramento da Confirmação. O tempo para esta preparação é variável (3, 4 ou 5 dias), conforme a disponibilidade de cada um dos sacerdotes.

Ofereceram-se para este serviço os padres Albertino Gonçalves, Manuel Magalhães, Manuel Martins e Fernando Soares. Todavia, e por fazer parte da comunidade de Viseu, o P. Fernando assumiu, quase por inteiro, este trabalho missionário.
As paróquias que têm Visita Pastoral pertencem ao Arciprestado de Viseu. São elas Boa Aldeia (21 a 27 de Outubro), Bodiosa (11 a 17 de Novembro), Calde (25 de Novembro a 01 de Dezembro), Coutos (9 a 15 de Dezembro), Campo (6 a 19 de Janeiro), Forminhão (27 a 02 de Fevereiro), Lordosa (10 a 16 de Fevereiro), Ribafeita (17 a 23 de Fevereiro), Vil de Soito (17 a 23 de Março) e Torredeita (24 a 30 de Março).
Pelos testemunhos do P. Fernando e pelas notícias nos órgãos de comunicação da Diocese de Viseu sabemos que a Visita Pastoral já feita, nas primeiras paróquias, tem corrido bem. Bendito seja Deus!


P. Agostinho Sousa, CM

Sem comentários:

Enviar um comentário