terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Vila de Muge: Missão em Advento



Com o início no Domingo de Cristo Rei, a Vila de Muge, foi convocada para a Missão Popular que se prolongou até ao dia da Padroeira, Nossa Senhora da Conceição. Antes, porém, a propósito do encerramento do Ano da Fé, na Igreja Matriz de Muge, viveu-se uma Vigília de oração, a nível das seis Paróquias que compõem a Zona Pastoral de Salvaterra de Magos. Uma bela iniciativa para começar este tempo de Missão!
Ao longo de vários meses foi preparado o terreno para que todos, e de todas as idades, participassem nos vários momentos da Missão.
A equipa missionária vicentina (um sacerdote, uma religiosa e uma leiga), ao longo das duas semanas, percorreram as ruas de Muge, falando com as pessoas, visitando os doentes, indo ao encontro das crianças (na Creche e na Escola) e dos idosos (Lar D. Dinis e Centro de Dia).

As manhãs de cada dia ficaram marcadas pelos momentos de oração e adoração e as noites da primeira semana foram tempos de visita e apoio às comunidades familiares que, com os Animadores locais, foram reflectindo à luz da Palavra de Deus, os temas propostos para o tempo forte da Missão.

A presença do Bispo diocesano
A Comunidade das comunidades foi presidida por D. Manuel Pelino, que testemunhou a partilha dos 4 grupos. A partir dos nomes dados às comunidades e das mensagens de cada uma delas, o Bispo diocesano, fez a sua reflexão e lançou desafios para a vivência da fé, centrada em Jesus Cristo, tendo como Modelo, Maria e como companheiros de viagem, todos os homens. Caminhar em Missão, com Maria, a 1ª Cristã, faz-nos Irmãos unidos na Fé e Mensageiros da Palavra, é a síntese perfeita os vários testemunhos e descobertas. Assim se iniciou o tempo do Advento!
As crianças tiveram o seu dia no domingo: o acender da 1ª vela, o canto e o envolvimento na celebração ajudaram a aquecer o ambiente pois, como em todos os dias, as temperaturas eram muito baixas. Foi uma bela celebração e, mais à tarde, também as crianças tiveram a sua participação no momento mariano. Este sarau, em louvor de Maria, foi alargado a todos os animadores e membros das Comunidades da Missão das paróquias de Salvaterra de Magos. Além das crianças, o coro da Zona Pastoral, o Armando Calado, de Muge, a Irmã Adélia, FC, emprestaram a sua voz e animaram este encontro de oração, reflexão e de arte e mensagem musical.


Celebrações e vivências
Na segunda semana a igreja foi ponto de encontro e acolheu algumas dezenas de pessoas que, ao longo das várias noites e com um frio de rachar, viveram com entusiasmo e alegria todas as celebrações temáticas. Estas foram enriquecidas com os cenários alusivos a cada um dos temas e com a participação permanente das 4 comunidades.
Mais de trinta casas de velhinhos e doentes foram visitadas e aí aconteceu Missão: além da presença dos missionários, aconteceu o encontro com os sacramentos: reconciliação, unção dos doentes e eucaristia. O mesmo se viveu no Lar e no Centro de Dia, com uma participação mais numerosa.
Em reuniões diferentes e de programação para a continuidade da Missão, ficou decidido que as comunidades vão reunir de novo a 10 de Janeiro e que vai ser dado impulso ao nascimento de um grupo de jovens (JMV – Juventude Mariana Vicentina) e um núcleo da AMM (Associação da Medalha Milagrosa). Jovens e adultos, comprometeram-se a continuar a caminhada começada com o tempo da Missão.

Celebrar a Padroeira
O dia da Padroeira e do encerramento da Missão foi de Festa: houve um momento de homenagem á senhora Condessa D. Graziela, uma benfeitora de Muge e de outras localidades, e a Eucaristia e Procissão em honra de Nossa Senhora da Conceição. A Banda de Música de Muge e a Fanfarra dos Bombeiros de Colares-Sintra, animaram um e outro momento.
A igreja paroquial encheu-se de gente que, logo de seguida, participou na longa procissão, com cânticos e a oração do Rosário, em louvor da Virgem Maria. Um dia belo, com momentos muito belos e significativos.
A Missão de Muge aconteceu em tempo de Advento: tempo de esperança, de caminhada, de encontro. Não se pode dizer que movimentou muita gente, que mexeu com todos, pois a população é reduzida e com muita idade e o frio foi demasiado e muito agressivo. Quem agarrou a Missão e se deixou prender por ela, foi persistente e resistente, não desarmou e participou com entusiasmo, dinamismo e determinação. A alegria foi uma constante e a vontade de crescer, uma certeza.
Maria, a Senhora do Advento e Senhora da Missão, abençoe e proteja este povo de Muge para que, como o barro nas mãos do oleiro, se deixe modelar à imagem de Cristo, o Salvador que nasceu para nós!

Equipa Missionária de Muge,
08 de Dezembro de 2013


Sem comentários:

Enviar um comentário